Quem é Orunmila?

Ifá refere-se a um sistema de adivinhação e aos versos do corpus literário conhecido como Odú Ifá. Òrúnmìlà é a divindade associada à divinização Ifa.

Em alguns casos, o nome Orunmila é usado alternadamente com a palavra Ifa. Òrúnmìlà trouxe a adivinhação Ifa para o mundo.

Usei a palavra “ioruba” para me referir a um sistema de práticas espirituais tradicionais, bem como aos praticantes modernos. Este uso não se refere apenas ao povo ioruba.

Nem todos os iorubás praticam este sistema, embora a tradição se origine da cultura iorubá. O melhor descritor seria “tradição Ifa / Orisa”.

Ifá se originou na África Ocidental entre os grupos Yoruba como uma forma de medicina tradicional africana.

Também é praticado entre os crentes em Lucumi, (às vezes referido como Santería), Candomblé, Oeste Africano e Diáspora Vodou, e linhagens de Orisa’Ifa transplantadas de forma semelhante no Novo Mundo.

No Togo, é conhecido como Afa, onde as divindades Vodu aparecem e falam. Em muitos de seus Egbes, é Alaundje quem é homenageado como o primeiro Bokono a ter sido ensinado como adivinhar o destino dos humanos usando o sistema sagrado de Afa.

O sistema de adivinhação Ifa foi adicionado em 2005 pela UNESCO à sua lista de “Obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”.

O sistema de adivinhação Ifa permitia que os adivinhos invocassem os ensinamentos de Òrúnmìlà, a divindade da sabedoria, profecia e ética.

Esu (Exu), que está encarregado da justiça e do transporte de ebos, deve emprestar sua autoridade (ase) ao oráculo para esclarecer as questões e fornecer orientação.

Os ritos de adivinhação Ifa fornecem uma via de comunicação para o mundo espiritual. A adivinhação Ifa é chamada de idafa (ou dida owo e ozte ale). Idafa é realizada por um Bàbáláwo ou Iyanifa (um sacerdote ou sacerdotisa iniciado).

Bàbáláwo pode ser traduzido como “pai dos segredos”, enquanto “Iyanifa” significa “mãe que tem Ifa (ou seja, sua bênção)”.

O Bàbáláwo ou iyanifa fornece insights sobre as circunstâncias atuais que afetam a vida de uma pessoa que solicita essas informações e fornece todas as informações necessárias para ajudar o indivíduo.

Awo é um devoto na adoração Orisa. Inclui Bàbáláwo , Iyanifas, Babalorishas, ​​Iyalorishas e até devotos não iniciados.

A iniciação no Ifa requer um estudo rigoroso. Um aspirante a Bàbáláwo deve aprender PELO MENOS quatro versos de cada um dos 256 capítulos (Odu) de Ifa.

O mínimo de quatro versos necessariamente incluirá ebos e ooguns (medicina) que são incorporados e relevantes para cada um dos versos, além de outras questões que complementam a adivinhação.

Um Bàbáláwo realizado deve saber cerca de dez versos de cada um dos 256 capítulos de Ifa (256 Odu Ifa).

Independentemente do gênero, quem deseja praticar o Ifa deve ter essa qualificação. Em essência, a prática Ifa não impede uma mulher, desde que tal mulher adquira a qualificação exigida.

Na cultura iorubá tradicional, a epítome do conhecimento, sabedoria e compreensão é personificada na pessoa de Òrúnmìlà, que é Irunmole, Orisa, sábio africano, místico, herbalista, professor mestre, curandeiro, historiador, mágico, conselheiro, guerreiro e rei. Ele é uma das figuras mais fascinantes e exemplares da cosmologia iorubá. Ele é o mestre da Tecnologia Espiritual Indígena Africana de Ifa. Ele é o conselheiro dos seres humanos e das dietas.

Ele representa a bolsa de estudos e estudos indígenas. O tipo de estudo que fornece uma visão profunda e sabedoria. Ele é talvez a razão pela qual os nigerianos têm os graus mais avançados de qualquer população de imigrantes na América. Ele é “Eleri Ipin”, testemunha do destino, pois esteve presente quando nos prostramos perante o Altíssimo para receber o nosso destino antes de encarnarmos na forma física. Ele é “Aje ju ogun” aquele que é mais eficaz que o remédio. Ele é o guardião do sagrado oráculo de adivinhação Odu Ifa, que seus sacerdotes chamavam de Bàbáláwo para consultá-lo e ajudar aqueles que os procuravam para uma ampla gama de questões.

Ele viajou pelo mundo registrando histórias e histórias de seres humanos e sucessos e fracassos de dietas como um roteiro para nós. Ele é gentil, mas firme e forte. Seu corpus Ifa pode levar uma vida inteira para ser dominado. Ele está associado à sagrada palmeira, considerada a árvore mais útil da terra. Aqueles de nós que são seus devotos o consultamos a cada quatro dias e a ele chamamos de “Hepa Baba Ifa”.

error: Content is protected !!
Rolar para cima